Dicas para autogestão emocional nestes tempos incertos

Psicologia Terapias Autoajuda Comportamento 24 março de 2020

Você não precisa de um doutorado em psicologia para dizer que estes são tempos caóticos. Muitos se vêem em quarentena em relação ao mundo, se auto-isolam enquanto aguardam o fim de uma pandemia assustadora e também contemplam a probabilidade de uma recessão global. Muito assustador.

Como não ruminar desnecessariamente

Se questões internas ou externas provocam estresse, é fácil pensar que nossas emoções estão além do nosso controle. Afinal, nós não os deliberamos. Eles apenas parecem acontecer conosco, espontaneamente, tornando fácil pensar que sentimentos como ansiedade, pavor ou raiva têm vida própria que os coloca além do nosso controle. Mas, assim como você pode correr para manter o corpo em forma, ou ler ou meditar para nutrir sua mente, também é necessário fazer algum esforço para mitigar emoções indesejadas.

Felizmente, podemos praticar o gerenciamento emocional ao mesmo tempo em que exercitamos os físicos e os mentais. Quer estejamos em crise ou não, é bom tornar essas técnicas um hábito de rotina.

O primeiro passo é não suprimir sentimentos desconfortáveis ​​ou tentar enterrá-los. Podemos querer afastá-los como uma mosca aborrecida. Mas, como uma mosca, eles costumam voltar para nos irritar. Podemos ter vergonha de como nos sentimos e nos culpar por sermos fracos. Mas a verdadeira fraqueza é recusar-se a gerenciar sentimentos desconfortáveis, porque não fazer nada pode levar a uma dor psicológica maior no futuro e impedir sua capacidade de socializar com os outros.

Controlando as emoções

A opção mais saudável é reconhecer sentimentos desagradáveis ​​e aceitá-los como reais. Pergunte a si mesmo o que é esse sentimento. Em vez de apenas sentir medo ou nervoso, interrogue o sentimento: “Por que estou com medo? O que aconteceu recentemente para me fazer sentir assim? Como isso está me fazendo sentir fisicamente?

Chegar a um amigo, profissional ou mesmo estranho e admitir o que sentimos, pode surpreendentemente levar a uma nova perspectiva e nos libertar para fazer progressos.Alguns minutos de meditação silenciosa também podem mudar sua perspectiva, e quanto mais você o faz, mais rápido ele produz resultados. Sente-se sozinho e concentre-se na respiração (fones de ouvido abertos, telefone desligado e guardado). Ou dê um passeio lá fora, de preferência entre algumas hortaliças. Todo mundo sabe que a natureza é restauradora, mas muitas vezes não recorremos a ela quando deveríamos. Uma caminhada rápida ao ar livre sob a luz do sol aumentará nossas endorfinas e alegrará nosso humor.

Como qualquer forma de autocura, essas técnicas exigem algum esforço a princípio. Deixe que o desconforto que você sente seja a sugestão de recuar e recuar dentro de si mesmo por um momento. Pergunte: 'O que é isso?' Tentar distrair seus medos navegando obsessivamente nas notícias ou nas mídias sociais pode realmente fazer uma pessoa se sentir pior. Isso é especialmente verdadeiro durante períodos tumultuados de incerteza, quando o fim não está à vista tão cedo.

Nada muito bom ou muito ruim dura muito tempo

Os tempos caóticos acabam eventualmente, mas nunca são uma coisa única. Você pode contar com períodos de tumulto acontecendo ao longo de sua vida. Então, por que não ter algumas ferramentas úteis à mão para se acalmar e tirar o foco dos pensamentos negativos?

 

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