Ataques de pânico: O que são e como se podem curar?

06 dezembro de 2019

Ataques de pânico: o que são e como os curar? Ataques de pânico: A palavra pânico vem do grego e particularmente da mitologia. O deus Pan era uma criatura para metade homem e para a outra metade cabra. De repente ele apareceu e amedrontou as pessoas, depois desapareceu.

As vítimas dos ataques do deus Pan foram incrédulos, eles não entenderam o que tinha acontecido com ele e, especialmente, como lidar com essas emoções negativas.

Causas e sintomas

As causas são somáticas, os ataques são ativados pelo sistema simpático e cognitivo.

São de curta duração (máximo 10 minutos) e atingem o ápice rapidamente com medo de perder o controle, enlouquecer e morrer. Os sintomas envolvem o corpo e incluem tonturas, tonturas, tonturas, tonturas, vermelhidão à vista, dificuldade em respirar, dormência das mãos e pés, taquicardia e palpitações, dor no peito e náuseas.

Aqueles que sofrem de ataques de pânico querem fugir imediatamente do lugar onde estão porque temem que o seu desconforto seja percebido por aqueles que os rodeiam.

Para o diagnóstico correto, o psicoterapeuta também avalia a presença ou ausência de agorafobia (medo de espaços abertos e lotados), quaisquer condições médicas gerais e o abuso de determinadas substâncias (drogas e álcool). Infelizmente, os ataques de pânico são o resultado de interpretações catastróficas de acontecimentos mentais que são sinais de uma catástrofe iminente.

O pânico é desencadeado por qualquer medo que se torne uma ameaça. Aqueles que sofrem desta desordem não podem percebê-la e entram numa espécie de loop que é conhecido como o círculo de Clark.

Tipo de tratamento

Para o tratamento de ataques de pânico, as diretrizes do NICE (National Institute for Health and Clinical Excelence) indicam psicoterapia cognitivo-comportamental, associada ao treinamento de relaxamento.

O psicoterapeuta também avalia se deve intervir com auto-ajuda e psicoeducação em grupo, convidando-o a prestar mais atenção aos sentimentos que você sente durante os ataques, identificando os pensamentos que levam a desencadeá-los.

Transtornos de ansiedade, como ataques de pânico, são frequentemente causados por bloqueios emocionais.

Tags: