A psicologia de um hábito e como você pode mudá-lo

Autoajuda 06 janeiro de 2020

A psicologia de um hábito pode fazer você compreendê-lo. Os seres humanos têm uma incapacidade de mudar; esse é um argumento que vem sendo discutido há séculos e se deve em grande parte à nossa tendência de ser criaturas de hábitos.

Pense por um momento em sua rotina diária; se você é como 98% dos seres humanos, seus hábitos matinais são relativamente os mesmos, sem variações reais de ano para ano. Os outros dois por cento são as pessoas de mente muito bem-sucedidas que mudam seus hábitos constantemente para maximizar seu sucesso na vida.

A razão pela qual os humanos mantêm seus maus hábitos por tanto tempo é por muitas razões; conforto, medo do fracasso e a força de um hábito ao longo do tempo. Pesquisas mostram que quanto mais tempo o hábito entra em vigor, mais difícil é mudar.

No entanto, meu objetivo é articular que os humanos têm a capacidade de mudar e se adaptar a toda e qualquer mudança simplesmente substituindo os velhos hábitos de pensamento por novos e melhores.

Além disso, meu objetivo é convencer que os humanos não têm realmente uma incapacidade de mudar, mas são mestres em mudar porque podem controlar seus hábitos .

Compreendendo a psicologia de um hábito e como eles são formados

Antes que alguém possa mudar um hábito, eles devem primeiro saber o que são e como são formados. Um hábito por definição é: 'um padrão de comportamento adquirido por repetição frequente ou exposição fisiológica que se mostra regularidade ou maior facilidade de desempenho' (Merriam-Webster). Além disso, um hábito é formado simplesmente pela repetição.

Tudo o que você pensa e faz repetidamente se torna um hábito e, de acordo com a University College London, leva em média 66 dias para que um novo hábito se forme. No papel, isso parece bastante viável, no entanto, é mais fácil dizer do que fazer, devido à nossa natureza humana, para ser confortável.

A mente humana há mais de 500 anos foi programada repetidamente para pensar em preto e branco, o que significa que somos ensinados a acreditar que as coisas são o que são, em vez de acreditar que têm a capacidade de se adaptar e mudar.

Devido a esse viés humano, manter novos hábitos se torna desafiador porque a batalha precisa ser vencida na mente antes que possa se manifestar na realidade. Estar ciente desse viés cognitivo humano é crucial para criar a força de vontade necessária para mudar qualquer hábito desejado; os seres humanos não estão limitados a nada, mas, devido aos hábitos de pensamento e à nossa interpretação deles, muitas vezes parece que somos.

“H é para o hábito, os vencedores costumam fazer o que os perdedores não querem.” - Lucas Remmerswaal

Hábitos são conscientemente iniciados e subconscientemente finalizados

O outro conflito que atrapalha a criação de novos e melhores hábitos é a incapacidade de perceber conscientemente os hábitos. A maioria das crenças e ideologias centrais das pessoas foi desenvolvida desde tenra idade, antes mesmo de ter a capacidade de escolher subjetivamente o que elas queriam acreditar, e também como interpretar adequadamente a situação que ocorreu.

É aqui que a memória desempenha um papel interessante; nossa memória é frequentemente distorcida com base na mentalidade atual que temos, ou seja, um evento que antes não tinha significado quando ocorreu, em um novo contexto ou mentalidade pode ter um propósito.

Os hábitos de pensamento que se desenvolveram na adolescência, a menos que sejam substituídos por um hábito melhor, provavelmente ainda terão um impacto inconsciente.

Como alguém pode mudar seu processo de pensamento é simplesmente sugerir automaticamente um pensamento de desejo e treiná-lo como um hábito, enviando conscientemente pensamentos positivos para a mente subconsciente.

Uma sugestão automática é um pensamento consciente enviado à mente inconsciente. Como os pensamentos são impulsos e têm uma vibração de frequência, fazer isso repetidamente pode criar um novo hábito de pensar; da mesma forma que um hábito é formado no nível da superfície, também pode ser formado no nível químico. Saber disso é fundamental para combater a parte desconfortável da mudança.

Hábitos não são alterados, apenas substituídos

Além disso, para se adaptar às mudanças rapidamente, é imensamente importante saber que os velhos hábitos não desaparecem; no entanto, eles são substituídos por melhores.

De acordo com a psicologia de um hábito, os hábitos não podem ser facilmente substituídos; o corpo e a mente naturalmente sabem disso e, a princípio, resistirão.

Acredita-se que muitos maus hábitos humanos sejam causados ​​por estresse e tédio e esses dois elementos afetam diretamente o corpo e a mente e sua resistência a novos hábitos. Por causa dessa resistência natural, foi assumido por 98% das pessoas que pensam que a mudança não dura por último, levando-a a resistir a todo custo.

Dando esses pontos, é fácil ver os desafios de substituir velhos hábitos e a relutância das pessoas em resistir às mudanças; no entanto, também é claro que o treinamento de novos hábitos requer um método testado pelo tempo para adaptar e criar todas as mudanças.

Os humanos não têm uma incapacidade de mudar e, o que é fascinante, quando conscientes disso, os seres humanos tendem a adotar a mudança porque entendem o processo de criação da mudança.

“Os hábitos que levaram anos para serem construídos não levam um dia para mudar.” - Susan Powter

Mudança é uma questão de paciência, força de vontade e consistência praticadas conscientemente por aproximadamente 66 dias, tempo suficiente para que o próprio hábito assuma involuntariamente.

Isso é importante para os seres humanos entenderem a psicologia de um hábito, porque a única diferença entre eles e a pessoa que eles são inspirados são os hábitos que eles precisam mudar.

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