3 maneiras de combater o estresse no ambiente de trabalho

Autoajuda Comportamento 17 janeiro de 2020

Existem várias maneiras de combater o estresse no ambiente de trabalho. Estes locais modernos estão cheios de pessoas motivadas e trabalhadoras, todas com uma coisa em comum: estão incrivelmente estressadas.

Os especialistas recomendam três práticas comuns que aprendi que os ajudaram a reduzir o estresse no local de trabalho e, por sua vez, aumentar a produtividade e a felicidade.

1. Construa ótimos relacionamentos

O primeiro passo para criar um ambiente de trabalho menos estressante não tem nada a ver com estratégias inteligentes ou dicas rápidas. Jan Yager, PhD, autor de  Friendshifts, disse ao Cleveland Clinic Wellness que “…os pesquisadores descobriram que ter até um amigo íntimo em quem você confia pode prolongar sua vida em até 10 anos.”

O primeiro passo das maneiras de combater o estresse no ambiente de trabalho é começar a construir relacionamentos sólidos com as pessoas com quem trabalha.

Yager continua: “Numerosos estudos também mostram que a recuperação de um grande desafio à saúde, como um ataque cardíaco ou câncer, é aprimorada por causa da amizade.”

Pense nisso ... se você estiver todos os dias entrando em um ambiente em que se sente distante ou desapegado das pessoas ao seu redor, tudo o que resta é o trabalho indutor de estresse à sua frente. Quanto mais você dedica tempo para conhecer as pessoas que vê dia após dia, mais oportunidades terá para participar de atividades estressantes, como a proverbial conversa sobre bebedouros ou até mesmo desabafar durante o almoço.

2. Faça uma lista do que “parar de fazer”

Uma das maneiras de combater o estresse no ambiente de trabalho é fazer esta lista. Em 2003, Jim Collins foi pioneiro na 'lista do que parar de fazer” que convocou todos os viciados em produtividade a considerar a lista das atividades e tarefas que podem ser classificadas como não essenciais e, em seguida, ter a coragem e a autodisciplina para cortá-las.

Era, como o professor lhe dissera, o caminho a seguir de uma vida agitada, para uma vida disciplinada. A maior parte do estresse que enfrentamos no trabalho vem da pressão que exercemos sobre nós mesmos para fazer tudo, e mais ainda.

Certamente, temos tarefas e resultados que estão atrelados ao nosso desempenho no trabalho. No entanto, também temos a opção de determinar quais ações podemos adotar.

Eliminar tarefas e encargos desnecessários nos libera para nos concentrarmos nas coisas importantes e, por sua vez, alivia uma quantidade incrível de estresse; alivia a ansiedade, sabendo que o seu foco levará a melhores resultados.

3. Faça pausas inteligentes

Todos nós precisamos fazer pausas de tempos em tempos para funcionar. No entanto, muitos de nós são propensos a fazer pausas que não são necessariamente úteis. A melhor maneira de descobrir quando você deve fazer uma pausa tem a ver com a química do nosso corpo.

O corpo humano não gosta de ficar sentado em um lugar por muito tempo, e é por isso que muitas pessoas desenvolvem problemas na região lombar e em outros músculos após anos vivendo um estilo de vida sedentário no escritório.

Uma das maneiras de combater o estresse no ambiente de trabalho é esta: programe de 2 a 5 minutos a cada hora, aproximadamente, de 5 a 10 minutos andando, converse com colegas de trabalho e até respire um pouco de ar fresco. Existem até programas que lembram quando fazer uma pausa. O objetivo é despertar e revigorar sua mente, para que você possa permanecer tranquilo e livre de ansiedade.

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